assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243
Atendimento das 08h às 14h (Brasília)

Geografia

Localização

O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Paranaíba). Localiza-se a uma latitude 20º22'02" sul e a uma longitude 51º25'08" oeste. Distâncias:
410 km da capital estadual (Campo Grande) 798 km da capital federal (Brasília) 690 km da metrópole nacional (São Paulo)

Geografia física

Solo

Verifica-se a predominância de Latossolo Vermelho-Escuro de textura média e caráter álico, seguido pelos Argissolos, de textura média e fertilidade natural variável, e Alissolos e algumas áreas de Planossolos.


Relevo e altitude

Está a uma altitude de 357 m. O norte do município apresenta um terreno mais movimentado, com modelados de dissecação colinosos que dão uma topografia ondulada. O restante da área é composto basicamente por relevos tabulares, sendo que, na medida em que se aproxima da calha do Rio Paraná, a inclinação das vertentes vai se ondulando. O município é composto por uma Região Geomorfológica, Região dos Planaltos AreníticoBasálticos Interiores, com as Unidades: Divisores Tabulares dos Rios Verde e Pardo e Patamares da Serra do Aporé. Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas.

Clima, temperatura e pluviosidade


Está sob influência do clima tropical (AW). Apresenta clima Sub-úmido, com índice efetivo de umidade com valores anuais variando de 0 a 20%. A precipitação pluviométrica anual varia de 1.200 a 1.500mm. Excedente hídrico anual de 400 a 800mm durante três a quatro meses e deficiência hídrica de 500 a 650mm durante cinco meses. As temperaturas dos meses mais frios são maiores que 15 °C e menores que 20 °C.



Hidrografia


Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Rios do município: Rio Paraná Rio formado pela confluência dos rios Paranaíba (nasce em Goiás) e o Grande (cujas cabeceiras ficam na serra da Mantiqueira, em Minas Gerais), faz divisa entre Selvíria neste Estado e o Estado de São Paulo. Outros rios Rio Pântano: afluente pela margem direita do rio Paraná, com limite entre os municípios de Aparecida do Taboado e Selvíria, no seu baixo curso. Rio Sucuriú: afluente pela margem direita do rio Paraná. Faz divisa entre os municípios de Selvíria e Três Lagoas, com extensão de 450 km. Nasce no município de Costa Rica, na divisa com o Estado de Goiás e deságua pouco acima da cidade de Três Lagoas. Apresenta muitas cachoeiras, principalmente na parte superior.



Vegetação


Se localiza na região de influência do Cerrado. A cobertura vegetal predominante é a pastagem plantada, seguida da Savana (Cerrado). Em menores proporções se distribuem várzeas e reflorestamento. Geografia política



Fuso horário


Está situada a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação ao Meridiano de Greenwich (Tempo Universal Coordenado), embora no município seja utilizado o Horário de Brasília.

Área


Ocupa uma superfície de de 3 258,653 km².


Subdivisões


Além da sede, Véstia é atualmente um dos seus distritos, mas a fundação desta remonta ao início do século XX.


Arredores


Ilha Solteira-SP, Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Inocência.